Relaxamento profundo por Irmã Chan Khong

Foto: David Nelson, Hanoi, Vietnã 2008




O relaxamento profundo é uma forma de expressarmos nosso amor e carinho ao nosso corpo. Quando você estiver estressado, não se esqueça de repousar o corpo, não só o seu corpo, mas também a sua mente.

Encontre um lugar para se deitar de costas. Coloque seus braços ao longo do corpo. Sua cabeça deve estar na mesma linha que sua coluna – se estiver mais alta ou mais baixa não proporcionará um bom relaxamento.

Então você relaxa sua cabeça, o seu cérebro; dá uma trégua a todos os seus pensamentos; e se volta apenas para a sua inspiração e expiração.

Innnsss.., siga o ar entrando nos seus pulmões e acalmando cada célula dos seus pulmões. Expirando deixe todo o ar sujo e todas as suas preocupações e ansiedades irem embora.

Inspirando e expirando.

Agora, eu foco a minha atenção no meu abdômen. Inspirando o meu abdômen está subindo; expirando o meu abdômen está descendo. Ins, ex, ins, ex.

Agora, enviamos o nosso amor para os nossos dois ombros. Eu começo a relaxar toda tensão detrás do meu pescoço, nos meus ombros. Inspirando eu acalmo cada célula nos meus ombros. Expirando eu solto toda tensão dos meus ombros. Inspirando eu acalmo; expirando eu relaxo toda tensão.

Agora, envio o meu amor e carinho para os meus dois braços. Inspirando eu relaxo todas as tensões em todas as células dos meus braços das minhas mãos. Expirando eu sorrio para cada célula das minhas mãos e dos meus dois braços. Que maravilhoso que vocês existem minhas duas mãos e meus dois braços! Vocês têm me ajudado a realizar tantos trabalhos maravilhosos para minha própria felicidade e felicidade das pessoas que eu amo. Muito obrigada por existirem minhas preciosas mãos e preciosos braços.

Agora, envio o meu amor e carinho para as minhas duas pernas e os meus dois pés. Inspirando eu relaxo toda tensão de cada uma das células das minhas duas pernas e dos meus dois pés. Expirando eu me sinto tão revigorado e renovado em cada uma das células das minhas pernas e dos meus pés. Que maravilhoso que eu consigo correr, que eu consigo andar, que eu posso dar voltas neste planeta, eu posso correr, eu posso praticar Cooper, posso jogar com as minhas pernas e pés!!! Seria uma pena se eu não estivesse ciente de vocês, minhas saudáveis pernas e pés. Muito obrigada!

Agora, envio o meu amor e carinho para os meus intestinos. Oh! Você é uma raiz maravilhosa que consegue sugar e nutrir a minha própria árvore. No entanto, eu me esqueço da sua maravilhosa presença. Inspirando eu relaxo toda tensão de cada célula do meu intestino. Expirando eu sorrio para os meus intestinos com gratidão. Eu me lembrarei de mastigar devidamente para o seu bem estar. Eu vou me lembrar de cuidar bem de vocês não ingerindo comidas prejudiciais, não saudáveis que lhes causam dificuldades.

Agora, envio o meu amor e meu carinho ao meu fígado. Inspirando eu solto toda tensão em cada célula do meu fígado. Expirando eu sorrio para o meu fígado com profunda gratidão. Eu me lembrarei de suas dificuldades toda vez que ingerir muita gordura, muita bebida alcoólica que causam tantas dificuldades ao meu fígado. Eu me lembrarei de não causar dificuldades para você, meu querido fígado, eu abandonarei estes alimentos gordurosos, alcoólicos para lhe dar uma chance de paz.

Agora envio o meu amor e carinho para o meu coração. Inspirando eu sorrio para cada uma das células do meu coração. Expirando eu sorrio para o meu coração com amor e carinho. Eu vou abandonar toda irritação e raiva para que você possa ter mais paz.

Agora, envio o meu amor e carinho para os meus olhos. Que maravilhoso que você está ai, meus olhos saudáveis e claros. Eu somente preciso abrir os olhos para ver todos os tipos de formas e cores e visão das pessoas que amo. Expirando eu sorrio para os meus olhos com alegria e gratidão.

Agora, eu me sinto tão leve, e tão revigorado (a). Os meus olhos são jóias, os meus ouvidos são jóias, meu nariz, minha língua e meu corpo são pedras preciosas. As pessoas que eu amo são preciosos. Eu sou tão rico (a) e me sinto tão feliz!

[Depois de cantar algumas canções, Irmã Chan Khong diz:]

Agora vá, aos pouquinhos, abrindo os olhos, espreguiçando e sentando-se relaxadamente com as costas eretas para ouvir e conversar atentamente com seu Buda interior.

[Extraído do CD Touching the Earth, Sounds True, transcrição e tradução por Tâm Vãn Lang]